Diante da grande variação de símbolos utilizados para representar a Psicanálise, sem no entanto a oficialização de nenhum deles, gerando dúvidas entre os Psicanalistas, a Ordem Nacional dos Psicanalistas tem a satisfação de disponibilizar aos Psicanalistas Brasileiros o símbolo oficial da Psicanálise elaborado por nosso Ilustre Presidente David Jansen Pinheiro Pecis, Psicólogo, Psicanalista e Especialista em Neuropsicologia, a fim de que possa ser usado em suas mídias, documentos oficiais e propagandas.
O simbolo da Psicanálise proposto pela Ordem Nacional dos Psicanalistas integra basicamente 2 símbolos muito antigos que remontam civilizações ocidentais pré-cristãs, são eles: 1) Caduceu de Hermes e 2) O Archote, ou a tocha.
Caduceu de Hemes por vezes tem sido confundido com o Bastão de Esculápio (ou Asclépio), divindade grega da medicina e portanto utilizado como símbolo oficial da Medicina no Ocidente. Vale ressaltar que até a Marinha dos Estados Unidos fez essa confusão ao utilizar o Caduceu de Hermes nos uniformes de seu Corpo de Saúde, mas definitivamente não é este o caso aqui.
A escolha do Caduceu de Hermes pela Ordem Nacional dos Psicanalistas foi intencional e se deu pelo fato de a Hermes ser atribuido o domínio do conhecimento, uma vez que era a divindade grega da sabedoria (ou do conhecimento).
Logo, as Serpentes no símbolo da Psicanálise representam o conhecimento necessário a todo profissional Psicanalista para encontrar as respostas que tanto afligem e angustiam a psiquê humana.
As cores das serpentes, azul e vermelha representam a dualidade, a constante oposição das pulsões de vida e de morte, desejo x homeostase, id x superego a qual todo ser humano está sujeito.
O archote (ou tocha) por sua vez se tornou popularmente conhecido por ser o símbolo das olimpíadas, todavia, o que muitos não sabem é que a tocha é um típico emblema de iluminação espiritual e conhecimento.
Um bom exemplo seria a própria Estátua da Liberdade elevando sua tocha para iluminar o mundo com o conhecimento.
Deste modo, o archote também intencionalmente incorporado ao símbolo da Psicanálise representa a luz que o Psicanalista leva consigo nessa jornada rumo as regiões obscuras e desconhecidas do inconsciente humano, no afã de que, com seu conhecimento (representado pelas serpentes), possa contribuir para a evolução de seus pacientes.
Em resumo, o símbolo como todo consiste na ideia de levar luz ao insconsciente, promovendo a evolução por meio do conhecimento.
Esse foi mais um importante feito da Ordem Nacional dos Psicanalistas trabalhando para unir profissionais e fortalecer a Psicanálise no Brasil.
Clique na imagem
para ampliar e baixar.