FORMAÇÃO


PROGRAMA DE FORMAÇÃO PSICANALÍTICA


OBJETIVO
Formar Psicanalistas capazes de desenvolver com autonomia e rigor, a investigação científica em Psicanálise e áreas de atuação desta, considerando as questões psicológicas do inconsciente; criar condições para o desenvolvimento eficiente de profissionais de alto nível da área de interpretação sintomatológica dos processos psicopatológicos. Abordar temáticas atuais, diversificadas, e aprofundadas, no campo do autoconhecimento, apresentando, discutindo, e permitindo reflexões críticas sobre aspectos teórico-conceituais, metodológicos e modos de prevenção e investigação, possibilitando a construção e o desenvolvimento de novos conhecimentos e ferramentas que atendam as demandas atuais de ensino, pesquisa e atuação profissional no âmbito Psicanalítico e da Saúde Mental.

PÚBLICO ALVO
Profissionais graduados preferencialmente nas áreas da saúde ou ciências humanas que buscam conhecer mais sobre a Psicanálise a fim exercerem atividade profissional como Psicanalistas.

REQUISITOS MÍNIMOS
- Ser maior de 21 anos,
- Possuir idoneidade moral, 
- Possuir equilíbrio emocional / sanidade mental,
- Possuir as habilidades pessoais necessárias para o exercício da Psicanálise e
- Possuir Graduação Superior ou equivalente livre.

** Candidatos não graduados serão avaliados individualmente e poderão ser admitidos ou não mediante resultado do Processo Seletivo.

PROCESSO SELETIVO
(OBRIGATÓRIO APENAS PARA CANDIDATOS NÃO GRADUADOS)
Por acreditar que um curso superior não é capaz de fornecer ao indivíduo as habilidades pessoais necessárias para se tornar Psicanalista, por termos tido inúmeros exemplos, ao longo da história do movimento psicanalítico, de indivíduos não graduados que se tornaram exímios Psicanalistas, alguns dos quais até influenciaram grandemente este movimento, como é o caso de M. Klein, e ainda, não menosprezando a possibilidade de um indivíduo estudioso porém não graduado possuir o cabedal de conhecimentos gerais necessários para a plena compreensão da Teoria e Técnica Psicanalítica, é que nós, enquanto Sociedade Psicanalítica, reservamo-nos o direito de avaliar individualmente cada pleiteante à formação, através de Processo Seletivo particular realizado por profissionais Psicólogos e Psicanalistas que utilizando-se de ferramentas investigativas diversas irão ao final concluir se o candidato está ou não apto para se matricular em nosso curso. Desta maneira, mesmo os candidatos graduados que não forem aprovados em nosso processo seletivo, não poderão requerer matrícula em nosso Curso de Formação Psicanalítica (como de fato já aconteceu em nossa Escola).

MODALIDADE 
Este curso é oferecido tanto na modalidade de estudos semipresencial com aulas online ao vivo por Meet e encontros presenciais para tira-dúvidas como na modalidade 100% online com vídeo-aulas gravadas disponibilizadas em uma Plataforma de Educaçãoà Distância altamente tecnológica, elegante e de fácil utilização. Ambas as modalidades cumprem com todos os requisitos necessários para a boa formação dos(as) acadêmicos(as), além de suporte e tutoria com professores sempre que necessário.

*** O curso de Formação Psicanalítica na modalidade 100% ONLINE COM VÍDEO-AULAS GRAVADAS é oferecido em parceria com a Universidade Despertalista (UnD) através de sua Plataforma de Educação à Distância. Para saber mais clique aqui.

ATIVIDADES 
1 encontro mensal para os seminários teóricos online e ao vivo por Google Meet,
1 encontro mensal presencial (não obrigatório) para tira-dúvidas em grupo,
1 encontros mensal de Supervisão com duração de 4 horas,
1 encontro semanal (4 encontros por mês de Análise Pessoal), 
80 horas de Atividades extra-curriculares (participação em eventos) 
Acesso ao Grupo de Estudos online com ampla divulgação de material psicanalítico.

CARGA HORÁRIA TOTAL
800 horas

DURAÇÃO 
A Formação Psicanalítica é individual, o que significa que alguns Acadêmicos levarão mais tempo para concluir suas formações do que outros, todavia, em nossa escola, nenhum aluno se forma Psicanalista com um período de estudos inferior à 24 meses seguindo o tripé psicanalítico (teoria, análise didática e supervisão clínica).

RECONHECIMENTO DA PROFISSÃO
A atividade profissional do Psicanalista é lícita e reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego Brasileiro através da CBO (CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES) número: 2515-50. Podendo o Profissional formado, exercer atividade profissional como Psicanalista, inclusive tirando Alvará na Prefeitura para regularizar seu Consultório, recolher INSS e tudo mais que é cabível a qualquer outro profissional liberal.

DISCIPLINAS ESTUDADAS NO CURSO

  1. Fundamentos Psicanalíticos
  2. Sexualidade Humana e Desenvolvimento Psicossexual
  3. Fundamentos de Neuroanatomia e Neurofisiologia
  4. Escolas Psicanalíticas
  5. Estudo do Complexo de Édipo
  6. Estudo da Técnica Psicanalítica
  7. Trauma e Desenvolvimento da Personalidade
  8. Psicopatologias
  9. Psicanálise e Filosofia
  10. Psicanálise e Sociedade 
  11. Psicanálise e Cultura 
  12. Psicanálise e Religião 
  13. Psicanálise e Educação
  14. Psicanálise e Arte
  15. Análise e Interpretação dos sonhos
  16. Metodologia da Pesquisa Científica
  17. Introdução à Teoria Psicanalítica de Jaques Lacan
  18. Psicologia Analítica de C. G. Jung
  19. Introdução às Terapias Integrativas
  20. Introdução à Clínica Psicanalítica
  21. Psicoterapia Breve
  22. Psicoterapia do Luto e da Perda
  23. Deontologia Psicanalítica
  24. Orientações Gerais sobre abertura de Consultório

                                              OBSERVAÇÕES
                                              1. A Formação é dada com base no "Tripé Psicanalítico" e envolve Teoria, Supervisão e Análise.
                                              2. A realização das atividades extra-curriculares é de total responsabilidade do aluno em encontrar os eventos, inscrever-se, pagar se for o caso, participar e apresentar o certificado de participação a esta Sociedade. 
                                              3. O aluno poderá iniciar sua Análise já a partir do primeiro dia de aula, de modo a acelerar a conclusão destas horas. O Acadêmico deve ter em mente que os custos com Análise são à parte do curso e deverão ser negociados e pagos diretamente ao Profissional Analista escolhido.
                                              4. Os Psicanalistas, Docentes da SOBRAPSICO visando facilitar a formação de seus alunos, concordaram em oferecer o serviço de Análise à um custo acessível, bem abaixo do valor de mercado. Os interessados devem se informar na Secretaria da Escola sobre os valores, horários e profissionais disponíveis. 
                                              5. A Supervisão só poderá ser iniciada após a conclusão do primeiro período de estudos teórico-técnicos, em dias e horários agendados diretamente com o Supervisor. Os custos com Supervisão Clínica também são de inteira responsabilidade do Acadêmico pagos diretamente ao Psicanalista Supervisor.
                                              6. A Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea, visando reduzir os custos com Supervisão Clínica, oferece aos Acadêmicos a possibilidade de realizar esta atividade em Grupos. Cada grupo será composto de no máximo 10 Alunos para cada Supervisor Responsável, neste caso o Encontro da Supervisão será realizado nas dependências da Escola em dia e horários combinados previamente com todos os envolvidos.
                                              7. Nosso Curso de Formação Psicanalítica apenas concede o Título de PSICANALISTA aos Acadêmicos aprovados nas 3 etapas da formação, estando aptos ao exercício formal da Psicanálise como Profissão.

                                              VALOR

                                              • O curso tem o valor de 24 parcelas mensais de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).
                                              • Os pagamentos podem ser realizados para o PIX de nossa mantenedora, a Ordem Nacional dos Psicanalistas através no CNPJ 12303752000100.
                                              • Opções se pagamento com Cartão de Crédito devem ser solicitadas pelo Whatsapp +55 (21) 99672-4223.
                                               
                                              MATRÍCULA
                                              Para requerer matrícula o interessado deverá providenciar:
                                              • Cópia simples da Identidade, CPF, Comprovante de Residência (em JPG ou PDF), 
                                              • Cópia simples do Comprovante de Escolaridade (em JPG ou PDF),
                                              • Nada Consta Criminal emitido pela Polícia Federal (em JPG ou PDF),
                                              • Comprovante de Pagamento da Primeira Mensalidade (em JPG ou PDF) e
                                              • Preencher o Formulário de Requerimento de Matrícula.

                                              **No caso de candidatos não graduados aprovados em nosso Processo Seletivo, os mesmos deverão enviar, no lugar do Diploma de Graduação a cópia do Diploma de Ensino Médio, juntamente com o Histórico e Publicação em Diário Oficial, fornecidos pela Escola onde concluiu o referido curso.